Focando na “Atitude Correta” como Princípio Orientador para Decisões de Gestão
Série Os Líderes Brasil
17/03/2025

A RYOWA magazine é a revista corporativa do grupo Mitsubishi, por meio da série “Os Líderes” A RYOWA pede a líderes executivos das empresas do Grupo MC para compartilharem suas filosofias de gestão e suas visões sobre liderança. Esta edição apresenta Yoshihiro Enosawa, Presidente e CEO da Agrex do Brasil, que discute o princípio orientador em que se baseia ao tomar decisões difíceis, assim como os valores e a mentalidade que ele adota como líder.
Histórico de Carreira |
2003 – Entrou na MC (Unidade de Comércio de Grãos, Divisão de Alimentos) |
2014 – Destacado para Agrex Austrália (Melbourne, Austrália) |
2015 – CEO, Agrex Austrália |
2017 – Destacado para Riverina (Brisbane, Austrália), Diretor Executivo Adjunto |
2018 – Líder de Equipe, Equipe de Milho e Milo, Departamento de Grãos, Óleos e Materiais para Ração, MC |
2021 – Destacado para Agrex Inc (Kansas, EUA), CEO |
2022 – Destacado para Agrex do Brasil (Goiânia, Brasil), Presidente e CEO |
Encontrando uma Solução em Decisões Difíceis
Para começar, gostaria de compartilhar uma experiência inesquecível da minha carreira.
A partir de 2015, passei cerca de dois anos como CEO da Agrex Austrália, marcando minha primeira experiência em gestão de negócios. A empresa era especializada na exportação de grãos, mas, desde sua fundação em 2014, ela lutava para obter uma vantagem competitiva e carecia de uma estratégia clara de crescimento.
Uma reforma fundamental inevitavelmente envolve medidas dolorosas, como reestruturações. Como poderia tomar as decisões de gestão corretas sem ser influenciado por emoções passageiras? Menos de um ano após assumir como CEO, enfrentei uma grande decisão.
O que me guiou naquele momento foi uma fórmula proposta pelo renomado empresário japonês Kazuo Inamori: “Resultados do trabalho = Atitude × Esforço × Habilidade.” Os resultados do trabalho de uma pessoa não são determinados por adição, mas por multiplicação — se qualquer um desses três fatores for zero, o resultado geral será zero. Além disso, na minha visão, a atitude é o mais volúvel dos três; ela pode oscilar significativamente e até se tornar negativa, levando a resultados ruins. Por isso, passei a acreditar que “a atitude correta” é provavelmente o fator mais crucial.
Com esse princípio orientador, explorei minuciosamente a questão: “O que significa ter ‘a atitude correta’?” Após cuidadosa reflexão, conclui que a principal prioridade era garantir a continuidade da existência do negócio para que ele pudesse contribuir de maneira sustentável para a comunidade local e para a indústria. Isso levou, finalmente, à fusão da empresa com a Riverina, uma subsidiária do grupo MC que operava um negócio de ração na Austrália. Olhando para trás, acredito que, apesar das dificuldades envolvidas, foi a decisão certa, pois colocou o negócio em um caminho de crescimento.

Unindo-se Sob “O Espírito de Uma Só Equipe” para Alcançar Maior Crescimento
Sou presidente da Agrex do Brasil desde 2022. O Brasil é uma das maiores potências agrícolas do mundo, com a agricultura representando cerca de 25% de seu PIB. Olhando para o futuro, espera-se que a demanda global por grãos aumente ainda mais, impulsionada pelo crescimento populacional e pela mudança nos hábitos alimentares, elevando as expectativas para um aumento na produção de grãos no Brasil.
Nesse contexto, nossa empresa opera uma ampla gama de negócios relacionados à agricultura. Vendemos fertilizantes e outros insumos agrícolas para nossos parceiros agricultores, coletamos grãos colhidos e até cultivamos nossos próprios. Além disso, dentro da cadeia de valor de grãos, rações e pecuária do Grupo MC, somos esperados para crescer como um hub de fornecimento chave para a América do Sul. Esse posicionamento nos permite fazer uma contribuição significativa para a comunidade local e para a indústria em geral.
Reconhecer e entender o papel, as características e os pontos fortes da nossa empresa nos ajuda a identificar “a atitude correta”. Essa conscientização também deve fomentar um sentimento de orgulho e realização entre nossos colegas. Com isso em mente, tenho priorizado visitar nossas instalações sempre que possível desde que me tornei presidente e trabalhei para garantir que nosso propósito e estratégia de crescimento sejam claramente comunicados. Já sinto uma sensação mais forte de comprometimento e alinhamento compartilhado dentro de nossa equipe.
“Espírito de Uma Só Equipe” é o meu lema. Ser “Uma Só Equipe” não significa uniformidade; ao contrário, trata-se de aproveitar o poder que emerge quando indivíduos de diferentes línguas, culturas e origens se unem. Felizmente, a Agrex do Brasil tem presença nacional, com filiais e escritórios espalhados pela vasta paisagem do Brasil, reunindo uma equipe diversificada com diferentes origens. Me sinto grato e orgulhoso de trabalhar ao lado de um grupo tão dinâmico. Unidos por esse espírito compartilhado, avançaremos como um só, buscando um crescimento ainda maior.
Momentos de Destaque do Presidente Enosawa:

Em uma cerimônia que marcou nosso investimento na Genica, uma fabricante e distribuidora de biopesticidas localizada no Brasil, em meio ao aumento da demanda por agricultura sustentável. (O presidente Enosawa está no centro, usando uma camisa polo verde.)
RESUMO DA AGREX DO BRASIL

Confira a matéria original no link: